O Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez do Distrito Federal (CAS – DF), regulamentado pela Portaria nº 252/2021, atua na elaboração e adaptação de material didático e apoio pedagógico ao estudante S/DA e SC da Rede Pública de Ensino e na formação de profissionais da educação, em articulação com a Unidade Escola de Formação Continuada dos Profissionais da Diretoria de Formação e Pesquisa (EAPE) demandada pela Subin. Atua também como elemento mediador da convivência entre o S/DA e SC, familiares e comunidade.
Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e Atendimento às Pessoas com Surdez do Distrito Federal (CAS – DF)
Official Name of Signatory
Delegation
Brazil
Website of the Signatory
Name of the person presenting the Good Practice
Governo do Distrito Federal
Position/Job Title of person presenting the Good Practice
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Aim of the Good Practice
Tem por objetivo promover a educação bilíngue, divulgando a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), promovendo a formação continuada de profissionais da educação, fomentando discussões acerca da educação de surdos por meio de quatro núcleos. Tudo com o intuito de construir a inclusão do deficiente auditivo/surdo, devendo atuar junto a salas de recursos multifuncionais, escolas polos de surdez, funcionando como centro de referência e apoio aos sistemas de ensino, buscando garantir, dessa forma, cidadania a esses indivíduos.
Target Group of the Good Practice
Estudantes Surdos, surdocegos, deficientes auditivos – DA, e comunidade. Professores regentes de classes comuns inclusivas, unidades especiais, professores de salas de recursos que atendem surdos e surdocegos, professores intérpretes educacionais, professores Itinerantes; instrutores surdos e ouvintes, professores surdos, e professores das salas de recursos S/DA. O CAS atende também estagiários de cursos de Licenciatura e de outros cursos superiores, voluntários, intérpretes, profissionais da área da saúde, assistência social e famílias.
Annual Monitoring Report
2025
Implementation period
Anualmente durante todo ano letivo
Consistency over time
O sucesso da prática é refletido na autonomia dos alunos, no aumento da inclusão em escolas regulares e no uso efetivo de recursos de acessibilidade.
Evaluation of the Good Practice
-
Key stakeholders and partnerships
"- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) - Professores e gestores das escolas da rede pública - Famílias dos estudantes com deficiência visual Instituições de ensino superior (UnB, IFB) - Organizações da sociedade civil ligadas à deficiência visual - Comunidade escolar do DF"
