Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para estudantes surdos, por meio do ensino bilíngue, valorizando a Libras como primeira língua e o português como segunda, em sua modalidade escrita. Busca-se promover o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e cultural dos alunos surdos, respeitando sua identidade surda e suas especificidades comunicativas.
Escola Pública Integral Bilíngue Libras e Português Escrito
Official Name of Signatory
Delegation
Brazil
Website of the Signatory
Name of the person presenting the Good Practice
Governo do Distrito Federal
Position/Job Title of person presenting the Good Practice
Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal
Aim of the Good Practice
"A Escola Bilíngue Libras e Português Escrito (EB) Garantir uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade para estudantes surdos, por meio do ensino bilíngue, valorizando a Libras como primeira língua e o português como segunda, em sua modalidade escrita. Busca-se promover o desenvolvimento linguístico, cognitivo, social e cultural dos alunos surdos, respeitando sua identidade surda e suas especificidades comunicativas."
Target Group of the Good Practice
Estudantes surdos da Educação Infantil ao Ensino Médio, suas famílias e a comunidade escolar.
Annual Monitoring Report
2025
Implementation period
A prática foi implementada a partir de 2016, com o fortalecimento e a expansão da modalidade bilíngue no âmbito da SEEDF, permanecendo ativa e em constante aprimoramento. com o funcionamento Anual durante todo ano letivo
Consistency over time
A prática tem sido mantida de forma contínua desde sua implementação, com adaptações e aprimoramentos pedagógicos ao longo dos anos. A equipe escolar é composta por professores bilíngues, surdos e intérpretes de Libras, garantindo a consolidação do projeto educacional ao longo do tempo.
Evaluation of the Good Practice
A avaliação é feita por meio do acompanhamento pedagógico dos estudantes, feedback das famílias, formação continuada da equipe Indicadores de sucesso incluem o desempenho e desenvolvimento acadêmico dos estudantes, sua participação nas atividades escolares e o fortalecimento da identidade surda
Key stakeholders and partnerships
"- Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal (SEEDF) - Comunidade surda do DF - Famílias dos estudantes - Professores bilíngues e instrutores surdos - Intérpretes educacionais de Libras - Instituições de ensino superior (como UnB e IFB) - Associações e movimentos de surdos"
